loader

BOENNINGHAUSEN

O Barão Clemens Maria Franz von Boenninghausen nasceu nos Países Baixos a 12 de Março do ano de 1785. É indubitavelmente um dos mais eminentes homeopatas e um fiel seguidor de Hahnemann. Exceptuando-se Hahnemann, ninguém contribuiu tanto para o desenvolvimento e divulgação da homeopatia quanto Boenninghausen.
Em 1806 diplomou-se em Direito Civil e Penal, tendo a partir daí ocupado cargos de prestigio na Corte de Luís Napoleão, Rei da Holanda, até à demissão deste em Julho de 1810. Passou então a dedicar-se ao estudo da agricultura e da botânica. Como consequência desse facto, foi nomeado em 1924 Director dos Jardins Botânicos de Munster.
No ano de 1827, teve graves problemas e saúde, sendo-lhe diagnosticada uma tuberculose, que evoluiu desfavoravelmente até à Primavera de 1828, data em que toda a esperança de cura se desvaneceu. Foi aí, que Boenninghausen escreveu a  um amigo botânico, August Weihe, em tom de despedida. Para além de botânico, Weihe era médico homeopata, o primeiro das províncias da Renânia e da Westphalia  – com total desconhecimento daquele, já que a correspondência entre ambos se limitava a questões relacionadas com a botânica –. Preocupado com o estado de saúde do seu amigo, respondeu-lhe imediatamente, solicitando uma descrição completa dos seus sintomas, explicando-lhe a existência de uma nova medicina recentemente descoberta. Boenninghausen respondeu em conformidade com o que lhe havia sido peticionado e Weihe enviou-lhe algumas doses de Pulsatilla. Começou então, o restabelecimento de Boenninghausen, que foi considerado curado no fim do Verão.
Este acontecimento, despoletou o seu interesse pela Homeopatia. Iniciou de modo autodidáctico o estudo da Medicina, começando a praticar. No entanto, como não possuía licença para o exercício da mesma, dedicou-se à investigação, publicando inúmeras obras, que em muito difundiram a nova terapêutica na Europa. Estas foram obviamente influenciadas por Hahnemann, com quem manteve contactos desde 1830 até à sua morte – chegou mesmo a ter acesso à biblioteca de Hahnemann e aos seus manuscritos, por um seu filho ter casado  com a filha adoptiva da viúva deste, e ter vivido na residência desta em Paris –.
O reconhecimento das suas capacidades e da importância do seu trabalho, levou a que no ano de 1843, o Rei Friedrich Wilhem IV lhe concedesse uma licença especial autorizando-o a exercer medicina com liberdade absoluta. A partir daqui, a sua produção literária diminuiu drasticamente, mas fundou a Sociedade de Medicina Homeopática de Westphalia.
Viveu durante bastantes anos em Münster, consultando enfermos das nove às quatorze horas. Até às dezassete horas tinha o hábito de passear nos jardins botânicos.
Faleceu no dia 26 de Janeiro de 1864.

As suas obras:
The Cure of Cholera and Its Preventatives – 1831.
Repertory of the Antipsoric Medicines, (Com um prefácio de Hahnemann) – 1832.
Summary View of the Chief Sphere of Operation of the Antipsoric Remedies and of their Characteristic Peculiarities, as an Appendix to their Repertory – 1833.
An Attempt at a Homœopathic Therapy of Intermittent Fever – 1833.
Contributions to a Knowledge of the Peculiarities of Homœopathic Remedies – 1833.
Homœopathic Diet and a Complete Image of a Disease (Para o grande público) – 1833.
Homœopathy, a Manual for the Non-Medical Public – 1834.
Repertory of the Medicines which are not Antipsoric – 1935.
Attempt at Showing the Relative Kinship of Homœopathic Medicines – 1836.
Therapeutic Manual for Homœopathic Physicians, for use at the sickbed and in the study of the Materia Medica Pura – 1846.
Brief Instructions for Non-Physicians as to the Prevention and Cure of Cholera – 1849.
The Two Sides of the Human Body and Relationships. Homœopathic Studies – 1853.
The Hom. Domestic Physician in Brief Therapeutic Diagnoses. An Attempt – 1853.
The Homœopathic Treatment of Whooping Cough in its Various Forms – 1860.
The Aphorisms of Hippocrates, with Notes by a Homœopath – 1863.
Attempt at a Homœopathic Therapy of Intermittent and Other Fevers, especially for would be homœopaths – 1864.