loader

HERING

Constantine HERINGConstantine Hering, legitimamente considerado o pai da homeopatia americana, nasceu no dia 1 de Janeiro do ano de 1800 na Saxónia, hoje Alemanha.

A partir de 1817 e durante três anos, frequentou a Academia de Cirurgia de Dresden, e a partir de 1820 estudou medicina na Faculdade de Medicina de Leipzig, onde se diplomou em 1826.

O seu nascimento para a Homeopatia é fruto de um acaso. Sendo aluno assistente de um médico de nome Robbi, que havia sido contactado para escrever um livro que destruísse os fundamentos da homeopatia – vista como uma verdadeira heresia pela generalidade dos alopatas –, este, por falta de tempo encarregou-o de tal tarefa. Assim, estudou as obras de Hahnemann, repetiu em si mesmo algumas das experimentações, para além de outras investigações que concebeu. Neste período em que com o máximo zelo intentava encontrar argumentos válidos para os objectivos propostos no estudo de que havia sido incumbido, fez um corte numa das mãos, que infectou com gravidade. Aconselhado a amputá-la, procurou antes, o tratamento homeopático adequado, acabando por se restabelecer. Por via de tal facto, abandonou o trabalho de “crítica”, a Faculdade, dedicando-se de corpo e alma à Homeopatia.

Transformou-se num dos homeopatas mais importantes de todos os tempos. Na sua tese de doutoramento Sobre a Medicina do Futuro, assumiu-se como homeopata.

Passou a interessar-se pela descoberta de novas substâncias homeopáticas, sujeitando-as à experimentação.
Experimentou de modo acidental o remédio Lachesis, quando no seu laboratório procedia à trituração do veneno da cobra Lachesis Mutus. Intentava desvendar um sucedâneo mais eficaz à inoculação da vacina que Edward Jenner (1749-1823), descobridor da vacinação havia investigado na Grã-Bretanha, já que esta se lhe afigurava demasiadamente perigosa.
O seu interesse pelo mencionado veneno e as experiências que realizou, conduziram-no à ideia de que entre outros, as crostas da varíola pulverizadas, a saliva de um cão raivoso ou qualquer produto ou agente de doença – verbi gratia, vírus, veneno –, quando preparados em conformidade com o método da farmacopeia homeopática – método que reputava praticamente infalível –, levariam à cura do enfermo.
Hering, mais do que um dos primeiros homeopatas a integrar o movimento isopático, deve ser encarado de pleno direito, o seu pai científico.

Depois de uma estadia no Suriname, emigrou para a América em 1833, instalando-se em Filadélfia.

Na Faculdade de Medicina Hahnemann da Pensilvânia, formou cerca de 3500 homeopatas, e com os seus alunos tratava mais de 50.000 enfermos por ano.

Em 1879 começou a organizar as suas notas, que iriam gerar a sua obra mais importante, The Guiding Symptoms of Our Materia Medica, terminada pelos seus alunos e dada à estampa postumamente, em 1891.

Faleceu no dia 23 de Junho de 1880.

São famosas e de conhecimento obrigatório as três leis, comumente denominadas Leis de Hering:
1ª - O processo de cura progride de dentro – psiquismo, órgãos vitais – para fora – partes externas, tal como a pele –, das partes internas para as externas: uma úlcera do estômago que desaparece surgindo um eczema numa perna.
2ª - Os sintomas desaparecem na ordem inversa do seu aparecimento cronológico: desaparece uma úlcera surgida em 1998, depois uma arritmia com início em 1997, e finalmente dores erráticas que se manifestaram em 1992.
3ª - A cura progride do alto para o baixo, das partes superiores para as inferiores: eczema facial que desaparece surgindo numa perna.

Principais obras de Hering:

  1. A Concise View of the Rise and Progress of Homoeopathic Medecine;
  2. The Homoeopathist, or Domestic Physician, 2 vol.;
  3. Hahnemann´s Three Rules Concerning the Rank of Symptoms;
  4. Analytical Therapeutics;
  5. The Guiding Symptoms of Our Materia Medica, 10 vol.