loader

O Repertório Homeopático Essencial de Aldo Farias Dias

O Repertório Essencial, na sua primeira versão, em 1991, continha cerca de 3000 rubricas extraídas dos capítulos Mind e Generalities do repertório de Kent, tanto bastando para a repertorização das doenças crónicas.
A compilação foi ampliada a partir do Repertório de Barthel, tendo nesta segunda versão atingido o dobro das rubricas.
Em Agosto do ano de 1997 foi publicada uma edição com 18.000 rubricas, e em Agosto de 1998, uma nova versão com 20.080 rubricas.
A edição do millenium, comemorativa dos dez anos do repertório atingiu as 22.700 rubricas. No Compact Disk que acompanha o livro, o Repertório Homeopático Essencial está disponível em dupla edição bilingue: Português/Inglês e Inglês/Português.

As rubricas estão dispostas em ordem alfabética, em dois capítulos:

  • Mente – com a totalidade dos sintomas, incluindo os sonhos e sintomas da sexualidade;
  • Físico – Os sintomas físicos gerais foram totalmente incluídos. Os sintomas particulares, apenas nas suas rubricas principais.

As modalidades estão referidas a três níveis de generalização: ao sintoma, às partes e em geral.
As sensações estão representadas como rubricas generalizantes e suas localizações.
Os sintomas de localização e os sintomas concomitantes – são sintomas que acompanham outros sintomas, sem algum nexo aparente entre eles foram compilados do Repertório de Boger.
As dores estão representadas nos seus tipos generalizados. As minúcias particularizantes das dores e suas extensões não estão representadas por raramente se encontrarem na clínica.

A pontuação dos medicamentos é feita em 5 graus, baseada nos repertórios de Boger/Boenninghausen.

Segundo Aldo Dias “o Repertório Homeopático Essencial contém as rubricas essenciais para a prática da homeopatia e apresenta características estruturais dos repertórios sintéticos, dos repertórios de Boenninghausen, dos repertórios temáticos e dos repertórios de concordância. Permite portanto, repertorizar pelos métodos de Kent e de Boenninghausen”.

Pode ler a Introdução do mesmo em:
www.geocities.com/HotSprings/Spa/5086/prefacio.pdf.
Nesta introdução poderá entrar em contacto com exemplos elucidativos dos métodos de repertorização de Boenninghausen e de Kent.

Veja também:
 www.homeopatiaonline.com/milenium/