loader

SISTEMA DUPRAT

“Le système expert Duprat”, é um programa informático criado por Jean-Jacques Kasparian, com download gratuito em :
 www.homeoint.org/articles/kaspar/jjk2dufr.htm
        
Estrutura-se numa visão global e sintética, no respeito integral das regras unicistas, e auxilia-nos a decidir nos casos em que os pacientes não apresentam sintomas característicos.
Teve por base a análise factorial, método estatístico que nos permite visualizar a informação  de modo integral, aplicada ao repertório de Kent, isolando as rubricas que podem ser absolutamente fiáveis, das incoerentes e menos válidas. 
O seu autor, divulgou-o gratuitamente, na esperança de promover a difusão da terapêutica homeopática.

Este programa é extremamente útil para:

  • Médicos ou terapeutas homeopáticos, que disponham de outros instrumentos de repertorização, na dúvida, e como auxiliar destes;
  • Para todos os especialistas de outras áreas, em que a Homeopatia representa apenas uma parte das suas preocupações – v.g. medicina tradicional chinesa, osteopatia, naturopatia, medicina veterinária –, levando-os pela leitura e análise do questionário, e eventual entrega do mesmo para preenchimento aos pacientes, a um melhor conhecimento da homeopatia, ou até ao tratamento complementar daqueles;
  • Para todos os que se iniciam na homeopatia, com o intuito de a praticar ou de se medicarem a si mesmos, incluindo a preparação da consulta junto do seu terapeuta.

O princípio do programa é de uma simplicidade extrema, não obstante a morosidade que pode acompanhar o preenchimento do questionário.
O estado geral do paciente é clarificado através de um questionário de 278 sintomas, enquanto que o programa procede à comparação desse perfil com o de 398 remédios válidos no sistema.
Indica-nos depois, por ordem decrescente, os remédios em que a semelhança se lhe apresenta como mais elevada. Para cada remédio, indica a probabilidade dessa semelhança ser puramente fortuita.

Se o preenchimento do questionário pode parecer fastidioso, os resultados obtidos na maioria dos casos justificam-no plenamente.
Existe em MS-DOS e Excel 97, traduzido em alemão, inglês, espanhol, esperanto, francês e italiano, pelo que nos abstemos de o traduzir.

O questionário deve ser integralmente respondido, para a obtenção de melhores resultados.
Com a nota “0” os sintomas ausentes.
Com o sinal “-“, todas as questões a que não se consiga responder, por não terem sentido ou por não serem compreendidas pelo paciente.

Com a nota 8, os sintomas bem presentes e nítidos.
Com a nota 4, os sintomas presentes.
Com a nota 2, os sintomas presentes, mas com aparecimento pouco corrente, ou fraco.
Com a nota 1, os sintomas presentes, mas duvidosos.

As notas “8”, “4” e “2”, traduzem na prática os graus 1,2 e 3 do Repertório de Kent.