loader

Homeopatia Essencial

“Homeopatia Essencial” tem pela sua estrutura – Doutrina Homeopática, Matéria Médica e Relações entre os Medicamentos – a qualidade de um compêndio da prática médica homeopática, indispensável pela sua amplitude, aos que se iniciam nesta arte de curar e aos que nela já se exercitam.
Numa única obra, ainda que de forma sumária, mas integral, estão vertidos os conceitos e doutrinas dos clássicos, as técnicas de repertorização, os registos dos sintomas característicos dos principais medicamentos – que habilitam o clínico a tratar com sucesso a maioria dos casos com que se depara –, as relações entre os mesmos, duração de acção e precauções especiais a reter na sua utilização, para além de um modelo de questionário.
Livro essencial a todos os que se dedicam ou pretendem dedicar à prática desta medicina complementar.

A primeira parte engloba a Doutrina Homeopática, introduzindo o leitor nos princípios que enformam a sua prática, no conhecimento do Repertório e das técnicas de repertorização – absolutamente essenciais para quem pretenda dominar o unicismo –, na prescrição após recurso às Matérias Médicas, na posologia e nos efeitos dos medicamentos, de molde a que se prossiga um tratamento eficaz e seguro, e uma cura suave e duradoura do paciente.

A segunda refere-se à “Matéria Médica”. Nela estão incluídos os sintomas principais de 50 medicamentos, que irão habilitar o prático a tratar com sucesso a maioria dos casos que encontrar.

Para compreender a Homeopatia é fundamental o conhecimento da Matéria Médica. E esta é extraordinariamente vasta: mais de um milhar de medicamentos, alguns com extensas patogenesias – conjunto de efeitos desencadeados por um remédio –.
O estudante de homeopatia tem de começar por algum lado, tem de se arriscar num imenso oceano de sintomas. Neste particular terá toda a conveniência em dominar os medicamentos mais utilizados na prática clínica. Daí a sua escolha.

A terceira parte trata das “Relações entre os Medicamentos, Duração de Acção e Precauções Especiais”.
Não é possível exercer homeopatia sem que se tenham em consideração e presentes em cada prescrição, para além das regras e procedimentos enunciados em sede de “Doutrina Homeopática”, os dados constantes desta terceira parte – que tanto são olvidados, mesmo por prestigiados homeopatas –, sob pena de cometimento de erros graves, múltiplas vezes ocultos, mas que se repercutem fatalmente no paciente.

Tem ainda em anexo, um questionário homeopático, que pode ser preenchido pelo paciente, mas que serve basicamente para orientar o homeopata na fase do interrogatório, facilitando-lhe em muito a repertorização, bem como um método de repertorização simples e eficaz.

Transcrevemos a seguir o prefácio do livro:

PREFÁCIO

Há alguns anos atrás, paralelamente à minha profissão e animado de  ampla curiosidade cultural, dediquei-me ao estudo das medicinas alternativas ou complementares.
A Homeopatia, com os seus princípios – análise global do ser humano e não agressão medicamentosa – seduziu-me. Iniciei a minha formação numa Escola de tendência Pluralista, mas cedo me tornei adepto do Unicismo.

Com o decorrer do tempo fui coligindo apontamentos e acabei por me encontrar na posse de um conjunto de informações capaz de se constituir como um pequeno guia homeopático, que nunca pensei publicar.
Recentemente, formei com outros homeopatas, a Associação Portuguesa Homeopatas Sem Fronteiras, tendo ficado responsável pela área da formação. Preparei então os apontamentos de que dispunha, contando com o precioso auxílio de meu filho Nuno Leonardo, especialista em Medicina Tradicional Chinesa e em Homeopatia, a fim de que, em forma de “sebenta”, pudessem vir a ser utilizados como manual sintético, mas completo, do Curso Básico de Homeopatia, que aí ministramos.
A Palola, médica angolana, minha companheira nos HSF, encetou contactos no sentido da sua publicação e se hoje é dado à estampa, a ela se deve – já que eu nunca o teria tentado –.
Optámos por não incluir exemplos, para além de alguns meramente referenciais, quer de prescrição quer de repertorização – que são muitas vezes formulados para atingirem objectivos sem correspondência prática –, provocando o leitor ao estudo de casos que conheça, enfrentando reais dificuldades, que serão mais produtivas, que a verificação de similitudes evidentes, geradoras de falsas expectativas. No entanto, caso pretenda entrar em contacto imediato com a prática clínica, tem ao seu dispor os Clinical Cases do Professor James Tyler Kent – ver o site de Séror e Les 111 Observations du Professeur James Tyler Kent ou os Clinical Cases, em www.homeoint.com - .

Em momento inicial, para o estudo e prática da homeopatia aconselhamos que o estudante esteja munido, pelo menos, das seguintes obras:

  1. E.C. Hamly, A Arte de Curar pela Homeopatia – O Organon de Samuel Hahnemann, Livraria Roca;
  2. Um Repertório:

- Preferencialmente – não devemos olvidar que o nosso livro tem a sua estrutura no que toca à repertorização fundamentada no Repertório de Ariovaldo Ribeiro Filho –, O Novo Repertório de Sintomas Homeopáticos, de Ariovaldo Ribeiro Filho, Robe Editorial, São Paulo, ou qualquer uma das versões digitais do mesmo – ver Informações Úteis no final deste livro –. Caso seja adquirida a versão FULL, pode considerar-se a desnecessidade imediata de aquisição de Matérias Médicas.
Ou então, na impossibilidade ou dificuldade de o  obter:
- Eizayaga, El Moderno Repertório de Kent, Edições Marecel, Buenos Aires ou ainda,
- Kent’s Repertory, on line em www.homeoint.org.
- Matérias Médicas, para além da constante deste livro:
- Léon Vannier e Jean Poirier, Tratado de Matéria Médica Homeopática, Andrei Editora.
- William Boericke, Matiére Médicale, Editions Similia. Esta obra, também está disponível on line, em língua inglesa e em www.homeoint.org .
- Clarke, A Dictionary of Practical Materia Medica, disponível on line no site supramencionado.

Caso não domine nenhuma das línguas estrangeiras, poderá adquirir em substituição da de Boericke e da de Clarke, o Manual de Matéria Médica para o Clínico Homeopata, de Voisin e a Terapêutica Homeopática, de Walter Zimmermann, da Andrei Editora. Refira-se ainda, o Guia de Medicina Homeopática, de Nilo Cairo – veja-se bibliografia –.

Evidentemente, nada obsta, sendo de todo aconselhável, que o leitor recorra às restantes obras e artigos citados na bibliografia – por razões económicas poderá seleccionar aqueles que estão disponíveis on line – .

A homeopatia é uma terapia, dita alternativa ou complementar, que envolve uma economia de custos considerável relativamente aos custos da medicina alopática – chegando a custar cerca de vinte vezes menos – e tem uma eficácia, em regra sem nocividade, demonstrada por quase dois séculos de prática clínica e de recente investigação científica, o que torna aconselhável a sua utilização, muito especialmente junto dos mais desfavorecidos.
É assim, uma Medicina, uma Arte e uma Esperança.