loader

CLARKE

John Henry CLARKEJohn Henry Clarke, nasceu em Inglaterra no ano de 1853 e faleceu em 1931.
Obteve o seu M.B., C.M. na Universidade de Edimburgo com a mais elevada distinção em várias disciplinas, seguido do M.D. em 1877. Dirigiu durante 29 anos a redacção do The Homeopathic World.
Todos o que o conheceram concordam que foi um homem excepcional, com uma vida inteiramente dedicada à homeopatia. Sem ele, esta não conheceria em Inglaterra e talvez no mundo, o sucesso que hoje tem. Há quem compare a sua influência à do americano James Tyler Kent, com as suas obras de referência: aquele com o Dictionary of Practical Materia Medica, e este com o Repertory of Materia Medica. Para além de discípulos de Hahnemann somos também discípulos destes dois homens com um carácter excepcional, dedicados a uma nobre causa e dotados de uma energia fora do comum.
Nos últimos anos da sua vida, Clarke foi atraído pela poesia de William Blake. Uma aproximação ao misticismo, ao seu próprio desenvolvimento, ele que passou uma vida dedicada aos outros na atitude mais compassiva que conhecemos: cuidar com zelo e amor dos que sofrem.