loader

Breve História dos HSF

Em 1984, em França, um grupo de médicos, preocupados com as populações mais carenciadas do planeta e querendo responder ao apelo da Organização Mundial de Saúde, “ saúde para todos no ano 2000”, criou a Associação Homeopatas sem Fronteiras-França.

Actualmente, os HSF estão presentes, nomeadamente, na Alemanha, Arménia, Benin, Burkina-Faso, Camarões, Camboja, Canadá, Congo, Croácia, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, Gana, Grã Bretanha, Holanda, Líbano, Madagáscar, Mali, Portugal, Roménia, Senegal, Suíça e Togo.

Os Homeopatas Sem Fronteiras Franceses, uma das organizações com maior experiência de campo, realizaram várias acções no mundo, muito especialmente em zonas desfavorecidas do globo, nomeadamente:

A criação dos HSF-PORTUGAL surgiu quando um grupo de pessoas com preocupações comuns, se apercebeu que as populações mais necessitadas, nomeadamente de África, Ásia e América Latina, sem olvidar as carências expressas e ocultas do nosso próprio país, utilizam a Medicina Tradicional para satisfazerem as necessidades primárias,

  1. Em 1989, uma missão exploratória no Togo, com quinze sessões de ensino e criação dos HSF-Togo, objectivando uma extensão do ensino da homeopatia no meio rural e nos Camarões, também com a criação dos HSF-Camarões;
  2. Em 1990, sessões de ensino no Madagáscar, com a criação dos HSF-Madagáscar, uma das organizações mais dinâmicas da “nossa família”.
  3. Em 1991, no Benin, doze sessões de ensino e criação dos HSF-Benin;
  4. No Líbano, três missões exploratórias, em 2000, com assistência a grupos de cidadãos desfavorecidos;
  5. Em 2001, intervenções no Senegal;
  6. Em 2002, em Burkina-Faso, várias sessões de ensino, o mesmo ocorrendo no Mali, no Equador e no Camboja.
  7. No ano de 2004, estão agendadas várias acções.

As restantes Associações, têm vindo a intervir na medida das suas possibilidades nas zonas mais desfavorecidas do planeta, com a esperança e vontade de quem se habituou à crueldade dos poderosos e desinteresse egocêntrico dos abastados.