loader

Introdução ao Site

Há algum tempo atrás, formei com outros homeopatas, os Homeopatas Sem Fronteiras – Portugal, tendo ficado responsável pela área da Formação Pedagógica.
Aí, temos vindo a ministrar Cursos de Homeopatia, Florais de Bach e de Isopatia.

Publicámos quatro livros, cujos direitos de autor da primeira edição revertem integralmente para os HSF.

Um dos objectivos fundamentais dos HSF é a divulgação da Homeopatia. No entanto, os nossos meios são limitados, tão limitados que nos envergonhamos de os mencionar. Por via desta insuficiência, e da incapacidade de formarmos homeopatas nos países africanos de língua oficial portuguesa, bem como de intervirmos em todas as regiões do nosso país, julgámos oportuno elaborar um conjunto de artigos que permitissem uma abordagem alargada da Doutrina Homeopática.
De um projecto simples, num curto espaço de tempo, passámos a um mais ambicioso, apesar de uma parte do material ter a sua origem nos livros publicados. Fomos redimensionando a sua estrutura, alargando horizontes, acrescendo novas matérias.
Uma das nossas decisões fundamentais teve a ver com a inclusão de livros online.

É pura utopia pretender exterminar a miséria e a pobreza, bem como o sofrimento físico e psicológico. É utópico pretender cuidados de saúde para todos os seres humanos que habitam o planeta. Mas é legitimo ambicionar que uma parte desta utopia se transforme em realidade.
Não me repugna ou incomoda, que os ricos sejam cada vez mais ricos.
Indigna-me que os pobres sejam cada vez mais pobres.
Espero que um dia, sabe-se lá qual, os ricos sejam menos gananciosos e os pobres deixem de ser tão pobres – já só peço o possível, porque o impossível nem a um Deus é permitido ambicionar  –.
Que desapareça a inveja do rico e a do pobre.
Que neste mundo a palavra “justiça” não seja sinónimo de hipocrisia, de lei constitucional pútrida.
As medicinas complementares trazem consigo a réstia de esperança dos desventurados, malgrado a forte oposição dos que por ignorância ou por ambição anseiam pelo seu descrédito.
Os pobres, não têm apenas direito ao “pão”, à “saúde”, à “educação” e ao “trabalho condigno”. Têm também direito à Paz e à Beleza. Essa é uma das funções primordiais da Espiritualidade.

Os iniciados nas diversas matérias devem ler os artigos na ordem em que surgem.

No que respeita à Homeopatia, existem dois sites fundamentais, onde podemos encontrar praticamente todas as suas obras principais:

  •  www.homeoint.org - Este, tem um número bastante considerável de livros online em francês e inglês, livros para download e artigos, destacando-se o site do Dr. Robert Séror – www.homeoint.org/seror, também com um grande número de obras, artigos e outros documentos;
  •  www.homeopathyhome.com - Este site, em língua inglesa, tem entre outros, o Organon online, outras obras, livros para download, artigos de investigação e outros.

Em língua portuguesa, aconselha-se o site brasileiro:

  •  www.similia.com.br - Similia, página de homeopatia; Editora Organon, Obras Homeopáticas e Ciências afins; Organon Books, livraria virtual – onde se mencionam as obras de Ariovaldo Ribeiro Filho.

A generosidade do amor gratuito

Outros sites:
Homeopatas Sem Fronteiras – Portugal.

         Homéopathes Sans Frontières – France.

         Planète-Homéo – site de Edouard Broussalian

         Homéopathes Du Monde

         Minimum Price Homeopathic Books

B.Jain Publishers – uma das maiores editoras de livros homeopáticos.

A Introdução ao Repertório Homeopático Essencial de Aldo Farias Dias pode ser obtida em:
 www.geocities.com/HotSprings/Spa/5086/prefacio.pdf.
Dela constam exemplos elucidativos dos métodos de repertorização de Boenninghausen e de Kent, que recomendamos vivamente.
Veja também:
 www.homeopatiaonline.com/milenium/

O Repertório SIHORE está publicitado no site:
 www.sihore.sites.uol.com.br
Os exemplos de repertorização merecem ser cuidadosamente estudados.

Logo que tenham compreendido as técnicas atinentes à repertorização, podem utilizar o Sistema Duprat:
“Le système expert Duprat”, é um programa informático criado por Jean-Jacques Kasparian, com download gratuito em :
 www.homeoint.org/articles/kaspar/jjk2dufr.htm

No tocante à bibliografia, remetemos para a mencionada no nosso livro, Homeopatia Essencial – Doutrina Homeopática, Matéria Médica, Relações entre os Medicamentos.

A Isopatia, é uma terapêutica milenar que urge divulgar, quer pela sua eficiência quer pelo custo irrisório que envolve, e que não tem sido objecto da atenção devida.

Os Florais de Bach são sobejamente conhecidos do público em geral, estando essencialmente vocacionados para a autocura.

Os artigos que englobei no tema Espiritualidade terão a sua utilidade aferida pela capacidade de destruírem ou minimizarem o sofrimento psicológico de cada um de nós.

Nos LIVROS ONLINE destacamos entre outros:

  • HOMEOPATIA – Repertórios Homeopáticos (2); Matéria Médica dos Principais Medicamentos.
  • ISOPATIA – A Cura Pela Isopatia.
  • MEDICINAS COMPLEMENTARES E AUTOCURA – O Reforço do Sistema Imunitário.
  • ESPIRITUALIDADE – A Prática da Meditação; Histórias de Espiritualidade; Histórias de Nasrudin; Histórias Zen; Histórias Sufis – estas últimas a incluir nos Textos Do Agora.
  • POESIA
  • TEXTOS DIVERSOS – nomeadamente, Textos do Agora; Artes Divinatórias, Prática e Crítica.

A TODOS OS QUE SOFREM.
PARA TODOS OS QUE NÃO FAZEM SOFRER E PARA OS QUE CUIDAM DO SOFRIMENTO DOS OUTROS.
PARA OS CRIMINOSOS DA HUMANIDADE, NAS SUAS MÚLTIPLAS E HEDIONDAS VERSÕES, PARA QUE ENTENDAM A EFEMERIDADE DA SUA AMBIÇÃO.

JOSÉ MARIA ALVES

Copyright © José Maria Alves
Os direitos de autor são propriedade de José Maria Alves. No entanto, considerando o objectivo de divulgação das matérias constantes do site, nomeadamente da Homeopatia, podem as mesmas ser utilizadas da forma julgada conveniente, por quem quer que seja, desde que não envolvam fins lucrativos.