James Tyler Kent nasceu em Woodhull, New York, em 31 de Março do ano de 1849. Era um homem íntegro, austero, sincero, com uma grande capacidade de trabalho.
Em 1868 foi diplomado pela Universidade Madison, com o grau de Bacharel em Filosofia. No ano de 1870, com apenas 21 anos, obteve o diploma de Doutor em Medicina, pela Faculdade de Medicina Bellevue College.
A sua primeira mulher falece em 1872, com a idade de 19 anos. Casa pela segunda vez em 1873.
É nomeado em 1877 Professor de Anatomia. Posteriormente dá-se a sua conversão à Homeopatia como consequência da cura dos padecimentos da sua segunda mulher, por um prático homeopata.
Lucy ficou doente com sintomas de “fraqueza nervosa, insónia e anemia”. A medicina de Kent nada podia fazer e o seu estado agravava-se de dia para dia, com o confinamento ao leito. A seu pedido, e um tanto à revelia e com oposição de Kent, um médico homeopata, Richard Phelan, restabeleceu a sua saúde de forma espectacular. Deu-se então, a conversão de Kent à Homeopatia, começando por estudar meticulosamente O Organon de Hahnemann.
Em 1882 é nomeado Professor de Cirurgia no Missouri Homoeopathic Medical College de São Luís, e de 1883 a 1888, Professor de Matéria Médica.
Em 1895 morre a sua segunda mulher.
A partir de 1888 e durante 11 anos, ensinou Análise Repertorial, Matéria Médica e Teoria e Táctica Homeopática na Philadelphia Post Graduate School of Homeopathy.
De 1900 até à sua morte, que ocorreu no dia 6 de Junho de 1916, Kent continuou a leccionar, deixando a terceira edição do seu Repertório manuscrita.
Podemos encontrar toda a obra de Kent no site “Homéopathe International”.
O repertório de Kent, é ainda nos dias de hoje uma obra de referência, podendo dizer-se que está na base de todos ou de quase todos os actuais.
Entre outras, destacamos as seguintes obras de Kent: