O Repertório Essencial, na sua primeira versão, em 1991, continha cerca de 3000 rubricas extraídas dos capítulos Mind e Generalities do repertório de Kent, tanto bastando para a repertorização das doenças crónicas.
A compilação foi ampliada a partir do Repertório de Barthel, tendo nesta segunda versão atingido o dobro das rubricas.
Em Agosto do ano de 1997 foi publicada uma edição com 18.000 rubricas, e em Agosto de 1998, uma nova versão com 20.080 rubricas.
A edição do millenium, comemorativa dos dez anos do repertório atingiu as 22.700 rubricas. No Compact Disk que acompanha o livro, o Repertório Homeopático Essencial está disponível em dupla edição bilingue: Português/Inglês e Inglês/Português.
As rubricas estão dispostas em ordem alfabética, em dois capítulos:
As modalidades estão referidas a três níveis de generalização: ao sintoma, às partes e em geral.
As sensações estão representadas como rubricas generalizantes e suas localizações.
Os sintomas de localização e os sintomas concomitantes – são sintomas que acompanham outros sintomas, sem algum nexo aparente entre eles – foram compilados do Repertório de Boger.
As dores estão representadas nos seus tipos generalizados. As minúcias particularizantes das dores e suas extensões não estão representadas por raramente se encontrarem na clínica.
A pontuação dos medicamentos é feita em 5 graus, baseada nos repertórios de Boger/Boenninghausen.
Segundo Aldo Dias “o Repertório Homeopático Essencial contém as rubricas essenciais para a prática da homeopatia e apresenta características estruturais dos repertórios sintéticos, dos repertórios de Boenninghausen, dos repertórios temáticos e dos repertórios de concordância. Permite portanto, repertorizar pelos métodos de Kent e de Boenninghausen”.
Pode ler a Introdução do mesmo em:
www.geocities.com/HotSprings/Spa/5086/prefacio.pdf.
Nesta introdução poderá entrar em contacto com exemplos elucidativos dos métodos de repertorização de Boenninghausen e de Kent.
Veja também:
www.homeopatiaonline.com/milenium/